Arduino, L293B e motor DC

Controlando o motor DC para frente e para traz utilizando o ci L293B e as portas PWM do arduino.

 

 

 

Vamos precisar:

– Arduino  Uno

–  Ci L293B (podem procurar similares L293   NE  ou D)

– Protoboard

– Motor DC ( encontrados em drivers de CD/ROM)

Vamos utilizar o circuito integrado L293B para criar uma chamada ponte H.  A ponte H vai ser responsável pela inversão da frequência para inverter a rotação do motor.

Fritzing:

Código:


void setup() {

Serial.begin(9600);

pinMode(11, OUTPUT);
 pinMode(10, OUTPUT);

}

void loop() {

if(Serial.available() > 0)
 {
 int entrada = Serial.read();

switch (entrada){
 case 'f':
 frente();
 break;

case 'r':
 re();
 break;

 case 'p':
 parar();
 }
 }
}
void frente(){
 digitalWrite(11, HIGH);
 digitalWrite(10, LOW);
}
void re(){
 digitalWrite(11, LOW);
 digitalWrite(10, HIGH);

}
void parar(){
 digitalWrite(11, LOW);
 digitalWrite(10, LOW);

}

Resultado final:

Esse post foi publicado em Arduino, Eletrônica. Bookmark o link permanente.

17 respostas para Arduino, L293B e motor DC

  1. Daniel Gmrs disse:

    Amigo, sabe informar se funciona com o modelo de ponte H L298N?
    Se sim, tem que mudar algo em relação a esse tutorial?
    Grato.

    • marcosschwaab disse:

      Olá Daniel, a principio se aplica para a mesma função de ponte H. Pelo que eu vi utilizam este CI em motorshield próprios para controlar motores.
      O que deve mudar é a penas os pinos, você deve comparar seu CI com o que eu usei para fazer as ligações corretas.

      Abraço

  2. Pingback: Arduino – Carro robo controlado pela internet (CI L293B) | meetArduino

  3. Edgleice Rodrigues disse:

    Marcos o CI utilizado neste tutorial pode ser usado para ligar um motor de passo ao Arduíno?

  4. marcosschwaab disse:

    Pode sim, você pode usar também o CI L293B se encontrar…. este CI serve para controlar a rotação invertendo o giro horario e anti-horario e pode ligar 2 motores (ponte H). Tem o CI L298n que além de fazer ponte H você ainda pode controlar a velocidade do motor.

  5. José disse:

    Olá como faço para controlar um motor de passo utilizando arduino.Valeu!!!

  6. Rafael Fischer disse:

    Ola amigo gostei muito do seu post e estou tentando fazer igual, porem estou com dificuldade em configurar as teclas para o motor no meu caso estou usando 2 motores e ponte H estou tentando usar o seu código. Eu notei que no seu video tem uma janela onde vc digita a letra e o motor vira como faço pra abrir essa janela?

  7. Estou com uma duvida não é preciso ligar os transistores e diodo quando se liga uma motor DC no arduino, ou o CI L293B já faz está proteção para não queimar a porta do arduino.

  8. joao_A disse:

    Eu segui o tutorial e o meus motor so faz a primeira opção que digito no serial monitor depois o programa cracha

  9. Wagner disse:

    Posso fazer com o L293B? Precisa alterar alguma coisa?

  10. Marcelo leitão disse:

    Ola Marcos, tenho um braço de robo com 5 motores deste do post, consigo aciona-los e fazer a reversão com o arduino uno ou com o leonardo.

  11. cordeiro disse:

    Pode usar um circuito integrado 4511 ? https://www.sparkfun.com/datasheets/IC/74HC4511.pdf

  12. Marlene disse:

    Olá , em qual pino do ci ligo os fios do motor?

Deixe um comentário

