Pinos Digitais, Analógicos e Alimentação do Arduino

Vamos conhecer melhor nosso arduino, neste post vamos mostrar as portas digitais e analógicas e os pinos de alimentação e suas funções.

 

 

OS PINOS DIGITAIS

São 14 pinos marcados com o nome DIGITAL logo abaixo de duas barras de 8 pinos. São numerados de 0 a 13 da direita para a esquerda e podem ser configurados pela função pinMode( ) para detetarem ou transmitirem níveis lógicos digitais (verdadeiro/falso, 1/0 ou HIGH/LOW).

 OS PINOS ANALÓGICOS

São 6 pinos em uma só barra com o nome ANALOG IN, localizada no lado oposto às barras dos pinos digitais. São umerados de 0 a 5, agora da esquerda para a direita. Esses pinos são usados para leitura de sinais analógicos de sensores conectados ao Arduino, e podem ser de quaisquer valores entre zero a 5 volts.  Os pinos de entradas analógicas não precisam ser previamente configurados com a função pinMode( ).

Uma observação importante em relação a esses pinos analógicos é que eles podem ser configurados também como pinos digitais pela função pinMode( ), aumentando assim o número desses pinos para 20.

Assim, a expressão pinMode(14,OUTPUT); transforma o pino analógico A0 em pino de saída digital como qualquer outro presente nas duas barras de pinos digitais.

OS PINOS DE ALIMENTAÇÃO

Ficam na barra com 6 pinos, marcada como POWER, localizada ao lado dos pinos analógicos. O primeiro pino dessa barra, RESET, quando forçado ao potencial de terra serve para resetar o Arduino. Do outro lado, Vin é um pino que também pode servir para alimentar o Arduino se nele for aplicada uma tensão entre 9 e 15 volts.

Anúncios
Esse post foi publicado em Arduino e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s